The Wall Street Journal no dia 03/01/07 noticiou na primeira página (e, O Estado de S. Paulo reproduziu na parte do jornal terceirizado ao WSJ no dia seguinte) todo o trama da Abbott para alavancar a venda de Kaletra para aids aumentando em 5 vezes o valor de outro medicamento, o Norvir, também para aids, que é fundamental para que medicamentos de rivais possam atuar com eficácia.
Uma parte da reportagem mostra a tática da empresa
The debate at Abbott over Norvir provides a rare inside look at a pharmaceutical company's efforts to maximize profits and thwart competitors. The industry has come under fire in recent years for tactics such as heavy marketing of drugs that offer little advantage over older products and paying generic-drug makers to delay the introduction of cheap copycats. Norvir represents a twist in which a company took advantage of its monopoly over one drug to protect sales of another, more profitable one.
Porém, o mais interessante foi a transcrição de um email de um diretor da própria empresa:
One internal document warned the move would make Abbott look like a "big, bad, greedy pharmaceutical company."
Conclusão, a tática de aumento de preço funcionou, as vendas de Kaletra aumentara, mas o ministério público de Illinois está acionando a empresa e, vários pacientes estão processando a empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário