Abaixo transcrevo a provocação vinda do blog do Alon (http://blogdoalon.blogspot.com) a respeito da educação no Brasil. É uma síntese excelente de propostas para a educação. Concordo quase 100%. Pena, que o lobby dos computadores e das ONGs avaliadoras irá persistir. Impondo a idéia que uma máquininha e um gente que nunca ministra aula, ganhando por hora/consultoria (por baixo R$ 100,00) e escrevendo relatórios inintelígiveis que consertarão o atraso na educação. Além, claro do sindicalismo, da turma do livro didático que continuarão a tirar a sua lasquinha.
Desvincular os reajustes dos professores da ativa e dos aposentados.-
Pagar mais aos professores que dão mais aulas.-
Pagar mais aos professores cujos alunos consigam melhor desempenho num sistema nacional de avaliação, feito para checar, anualmente e de maneira objetiva, os conhecimentos de todos os estudantes.
- Afastar imediatamente, para reciclagem, os professores cujos alunos não atinjam notas mínimas nesse sistema nacional de avaliação. Ao final da reciclagem, esses professores deverão ser submetidos a um exame nacional de conhecimentos. Se não atingirem uma certa nota, ficarão proibidos de dar aulas até novo exame. Se forem reprovados em dois exames, serão demitidos.
- Periodicamente, os professores terão que fazer cursos de atualização, ao final dos quais serão avaliados e terão seu salário ajustado, para cima ou para baixo, de acordo com o desempenho na prova.
- Será estabelecida uma tabela nacional de salários de professores. Estará garantida a correção automática dos salários pela inflação anual. Aumentos reais dependerão do sistema de desempenho descrito nos itens anteriores.-
Será pago um adicional de salário a professores que dêem aula em regiões de população mais pobre.- Professores estarão proibidos de fazer greve.-
Serão demitidos professores que faltarem além de um limite, apertado, estabelecido em lei.
- Uma parte das vagas na universidades públicas estará reservada aos estudantes com bom desempenho, ao longo de todo o seu histórico escolar, no sistema nacional de avaliação.
- Haverá cotas sociais e raciais na rede pública, mas de modo declinante no tempo.
Haverá escolas, vagas e professores na rede pública em número suficiente para atender, em período integral, a todas as crianças desde a pré-escola até o final da 8a série.
- A maior parte dos recursos para bolsas universitárias de pesquisa e pós-graduação será destinada para as ciências ditas exatas e ditas biológicas.
- Eliminar-se-á o sistema da progressão continuada.E você, tem propostas?
Vamos ao debate.
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