Há 18 meses iniciei esse blogue. O objetivo era modesto, se modéstia não for termo incompatível à blogosfera. Recebi apoio de vários outros blogueiros que aumentaram a audiência e, tenho leitores fiéis na casa de duas centenas. Ao contrário, da blogosfera política, os leitores são civilizados e, na maioria enviam mensagens por email com críticas e sugestões.
A avaliação desse período mostrou que fui um dos primeiros a mostrar a importância dos programas de saúde nas eleições americanas, a apresentar a absurda prisão de enfermeiras búlgaras na Líbia, a mostrar que a queda de homicídios é real e, reproduzir o noticiário de casos extremos, como o Avandia.
Por outro lado, excedi um pouco em comentários sobre a política e entrei em questões pessoais. Claro, que estive há anos-luz de blogueiros que publicam foto de filhas, cadernos, relatos de filhas, netos e, discorrem sobre tudo e todos. Questões pessoais, definitivamente, são da esfera pessoal, por mais acaciano que seja essa afirmativa.
O produto que continuarei a fazer é acadêmico, uma tentativa de traduzir a epidemiologia e a clínica, a outros setores que não os especialistas no assunto. Por isso, prescindirá de questões pessoais.
Por último, cabe sempre insistir sobre o conflito de interesse. Minhas fontes de renda são o salário da Universidade, da bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa e, de direitos autorais. Se, outra fonte surgir, os leitores saberão de imediato.
Nesse ano, utilizarei o recurso Google Pages para permitir leitura mais dinâmica do blogue. Haverá comentários curtos com a ligação a textos longos. Em março, haverá uma página mais técnica denominada Clínica e Epidemiologia dirigida a profissionais, pesquisadores e estudantes das ciências da sáude.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caro Paulo Lotufo
Tenho lido com frequencia. Meus cumprimentos. O blog está muito informativo!
Maria Inês Azambuja, Porto Alegre
Postar um comentário