sábado, 12 de agosto de 2006

Um pouco de informação e discussão.

Amigos e leitores das revistas da Associação Paulista de Medicina com freqüência discutiam os editorias apresentados nessas publicações entre 1999 e 2005 assinados pelo autor desse blog. O Blog do Paulo Lotufo tem como objetivo continuar o debate saudável sobre temas relacionados a epidemiologia, medicina, saúde de forma ampla e, sem alinhamentos ideológicos ou corporativos. Nesse período eleitoral, todo o esforço possível será feito para evitar a contaminação desse espaço pela linguagem partidária que domina a blogosfera. Outro ponto crucial é o não alinhamento com qualquer corrente dentro do pensamento médico, biomédico ou sanitário. Muita informação e debate deverá ser a norma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na aula que o Sr foi consagrado Titular da FMUSP houve menção dos conflitos de interesse dos grupos de experts responsáveis pela confecção das chamadas Diretrizes ou Guidelines nas diversas áreas da Medicina. Comentou-se acerca de alvos cada vez menores (LDL-colesterol, níveis ideais de pressão arterial, glicemia, etc)como podendo estar sendo influenciados pelo complexo médico-industrial. Como deve agir o médico clínico perante essas constatações? Continuar procurando atingir os 14x9, a glicemia de 140, o LDL-colesterol de 160? Procurar atingir os atuais níveis propalados? Escolher, pessoalmente, níveis intermediários? Como se guiar nessa selva?

Anônimo disse...

Olá Lotufo,
Sua idéia deste blog como espaço para discussão crítica é excepcional, mas é difícil, senão impossível, discutir temas de saúde pública, política em saúde, epidemiologia, etc sem tomar nenhum posicionamento ideológico.Esta tomada de posições já está incorporada em indivíduos que tem senso crítico. Mas de qualquer forma acho realmente que não deve ser um espaço que assuma uma só postura, e sim um espaço de discussão. Parabéns pela idéia.
um abraço
Rodrigo