quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Vamos a la playa !

Voltarei no ano que vem, se tiver condições físicas em ler e escrever todos os dias. No ano que se encerra foi particularmente difícil manter atualizada a temática desse blogue. Agradeço às três centenas de leitores fiéis, que sempre reclamam da ausência em vários períodos.
Em janeiro, na Rádio USP, se iniciará o programa Saúde Global, onde temas de interesse geral na área da saúde serão apresentados por mim e, depois serão disponibilizados no aqui.
Enquanto isso, "vamos a la playa"...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Brasilíadas: sugestões de leitura

1. leitura rápida: Estudos Avançados da USP (edição 64, nov/dez de 2008) sobre Epidemias e, de quebra comentários sobre Machado e Rosa.
2. para quem gosta de polêmica: O povo de Luzia, em busca dos primeiros americanos, de Walter Neves e Luiz Piló, editora Globo.
3. para quem quer conhecer Pernambuco: Epidemiologia, políticas e determinantes das doenças crônicas no Brasil, de Eduardo Freese (coordenador), editora da UFPE. 4. para quem se chocou com Bye-bye Brasil de Cacá Dieguez: The Xavánte Transition, de Carlos Coimbra, Nancy Flowers, Francisco Salzano e Ricardo Santos.

Lusíadas: leituras de fim de ano

1. leitura rápida:Revista de História da Biblioteca Nacional (dezembro de 2008): "Angola é aqui, nossa história africana".
2. para engenheiros e candidados a MBA: Sagres, a revolução estratégica, de Luiz Fernando da Silva Pinto, 11a edição, Editora SENAC.
3. para nutricionistas e gourmets: No tempo das especiariarias, de Fábio Pestana Ramos, Editora Contexto.
4. para quem se prepara para a FUVEST 2010: Por mares nunca dantes navegados, de Fábio Pestana Rmanos, Editora Contexto
5. para apreciadores de romance histórico: Equador, de Miguel Souza Tavares, editora Nova Fronteira, presente do amigo secreto.
6. da série não empresto a nínguém: Goa, história de um encontro, de Catarina Portas e Inês Gonçalves. editora Almedina.

Além da Big Pharma

Sou da época do professor de biologia que fazia um círculo no quadro-negro com o nome SOL e, afirmava que sem essa essa estrela de quinta grandeza não haveria vida no planeta Terra.
Recentemente, dermatologistas e, hoje oftalmologistas (Folha de S.Paulo) passaram a considerar os raios emitidos pelo Astro-Rei como perigososos aos seres humanos. Obviamente, a Sundown continua agradecendo à possibilidade de aumentar a sobrevida dos humanóides e, agora a RayBan se sente regojizada em poder proteger os incautos Homo sapiens.
Novamente, recomendo que seja traduzido "Skin, a natural history" de Nina G. Jablonski. A revista Science comentou "Jablonski show us that skin, be it thick or thin, is the true mirror of soul".