sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Cópias de medicamentos para reduzir a concorrência do genérico.

The Wall Street Journal informa que hoje o Food and Drug Administration (FDA) irá autorizar a comercialização da paliperidona, medicamento para esquizofrenia da Johnson & Johnson, uma droga derivada diretamente da risperidona, o mais vendido pela empresa com vendas de The $3,55 bilhões. Genéricos da risperidona irão ao mercado em 2008.
Essa saída da perda da patente e aparecimento de genérico já ocorreu com a Schering-Plough com o Clarinex (desloratadina) substituindo o Claritin (loratadina) e com a Astra-Zeneca com o Nexium (esomeprazole) substituindo o Prilosec (omeprazole). A Wyeth submeteu ao FDA a aprovação da desvenlafaxine, derivada do Effexor (venlafaxina) ambos para depressão e, líder de venda da empresa.
Comentário: a questão será como os pagadores privados e estatais estão ou irão reagir à essa política. A questão do Nexium já apresentada nesse blogue, quando uma a UnitedHealth Group decidiu não mais pagar o medicamento, optando por genérico equivalente. No caso dos medicamentos antipsicóticos, o maior comprador é o sistema estatal.
A .

Nenhum comentário: