segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O apagão da saúde e o contigenciamento do orçamento do Ministério

A grave crise vivida na assistência médica no Nordeste e restante do país é em grande parte, devido ao contigenciamento do orçamento do Ministério da Saúde e, também pela não regulamentação da emenda constitucional 29. Agora, Lula liberou parte do orçamento do Ministério. O apagão da saúde já foi previsto no blogue. Não resisto ao exercício de auto-citação e, transcrevo o post de 14 de dezembro de 2006, onde já apresentava o "vilão" Paulo Bernardo, ministro do planejamento.
Quando houver, um "apagão" na assistência médica (por exemplo, no atendimento a emergências nos grandes centros) por falta de recursos em hospitais públicos, por favor senhores e senhoras, culpem Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Bernardo. Em tempo, não há sargentos na área da saúde para assumir culpas.
Vejam, matéria do Folha on Liline.
27/08/2007 - 19h06Lula determina liberação de R$ 2 bilhões para a saúde Tânia Monteirode Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta segunda-feira (27), durante reunião de coordenação política, o descontingenciamento de R$ 2 bilhões para atender a área da saúde.Esses recursos vinham sendo solicitados pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Segundo fontes do governo, o presidente está preocupado com a situação de saúde nos Estados.Ficou acertado que Temporão será convidado a participar da próxima reunião de coordenação política. Na reunião de hoje, ficou definido também que o governo vai dar encaminhamento à discussão da regulamentação da emenda 29, que fixa as porcentuais de aplicação obrigatória em saúde por parte dos Estados e municípios.

Nenhum comentário: