sábado, 16 de fevereiro de 2008

A função social de um blogue

Nelson Motta expressou ontem na Folha de S.Paulo sensação semelhante a que tive em período de férias: a dependência aos blogues políticos. Ele afirma no artigo que "Preciso me livrar do vício de ler blogs políticos. Começou por curiosidade, virou hábito e, depois, necessidade, várias vezes ao dia, em busca de emoções cada vez mais fortes, maiores escândalos e baixarias. São blogs perigosos, criam dependência, deveriam ter tarjas de advertência, como os cigarros, os remédios e as bebidas. E deveriam ser proibidos para menores, porque podem provocar graves danos em mentes jovens e sugestionáveis." Eu assumi como resolução de ano-novo, pena ver um site como "Observatório da Imprensa" fundado por Alberto Dines, entregue à sanha de "petralhas" ou agentes do "pig".
Porém, noto que há sites que cada vez mais auxiliam na difícil tarefa de se atualizar com rapidez, destaco no excelente "O Filtro" e, na área da saúde, o IN VIVO Blog e, enquanto Murdoch permita, a estupenda página do The Wall Street Journal e seu Health blog.
Acredito também que esse blogue está se tornando um produto acadêmico na área de extensão de serviços à comunidades.
Uma forma de passar informação com opinião de determinados assuntos com certa propriedade. "Certa", porque tal como Oscar Wilde, já não sou tão jovem para ter tantas certezas.
A criação das páginas permitem que artigos longos possam ser editados sem prejuízo da fluidez da leitura.
Alguns conceitos aqui expressos e documentados estão chegando ao grande público. Graças à leitura atenta desse blogue por profissionais de imprensa que não precisam citar o blogue, por um único motivo: o tripé da universidade é ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

Nenhum comentário: