terça-feira, 6 de maio de 2008

A desgraça do pagamento diferenciado para procedimentos médicos

The Wall Street Journal aborda hoje um assunto que é de conhecimento há muito tempo dos médicos brasileiros. Especialidades que realizam procedimentos são desproporcionalmente mais bem remuneradas comparada àquelas onde não há procedimento diagnóstico ou terapêutico.
A reportagem cita redução do número de reumatologistas, pneumologistas, endocrinologistas e neurologistas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Este é um dos principais desafios éticos e gerenciais que temos a enfrentar: algumas especialidades estão desaparencendo.

Clínica médica e pediatria são 2 exemplos. Em Piaraciaba, por exemplo, não tem mais ninguém fazendo Clínica Médica (cm C e M maiúsculo), quem faz a especialidade atende demanda, não dá mais para "gastar" meia hora atendendo uma pessoa.

Puericultura, só a velha guarda. Do CRM 50.000 para cá (minha geração inclusive) quase todos ganham a vida em PA's.

Dermatologia, se tiver uma doença de pele esqueça: consulta de 10 minutos não existe mais. Tem muita gente tirando pinta e tratando manchas e rugas, mas dermatologia mesmo...

A lista do chororô é imensa. Teremos que pensar em uma solução para isto.

Anônimo disse...

Por outro lado, os convênios ( eu trabalho prestando serviço para um deles) dizem que "o clínico geral tem o dever de, ao evoluir um andar, aparar as possíveis arestas, entrando em contato com esta ou aquela especialidade no sentido de agilizar os possíveis procedimentos e/ou internações, diminuindo assim os custos que uma internação mal indicada possa trazer." Caramba, se por um lado o clínico é tão necessário e por outra, está desaparecendo, qual será o meio termo? Temos de pensar urgentemente, senão vamos nos tornar "agilizadores" mais do que médicos, com M maiúsculo. Eu particularmente, acho que a especialidade se encontra em uma encruzilhada, a não ser em centros de referência como o HU e o HC. Mesmo neles, nota-se o aluno que ao passar em clínica médica, demonstra indisfarçável desinteresse ( aquele que vai fazer cirurgiam ortopedia...); Isto sim, deve ser visto com mais urgência ainda! Devemos continuar formando generalistas e não, cada vez mais, especialista.

Anônimo disse...

Será que todo ortopedista faria o que está descrito aqui no site Medicina Atual? Porisso, os especialistas que me perdoem, mas o Generalismo é essencial!

http://www.medicinaatual.com.br/metodoclinico_exibe.asp?idgrupo=34