domingo, 2 de novembro de 2008

Bendita crise econômica: a Big Pharma fora da jogatina

Não sou crítico de mídia. Mas, faltou uma análise mais econômica para explicar o que existe de errado com os remédios. Respondo, nada há de errados com os remédios. O que está errado é a Big Pharma. Mas, quem na Big Pharma? Pesquisa & Desenvolvimento? não! Departamento Médico? não! Departamento de Marketing? não! CEOs? em parte. A resposta é banal e um lugar comum: o capitalismo "selvagem". As indústrias farmacêuticas foram transformadas junto com o setor de informática em um dos mais lucrativos setores para o capital especulativo em bolsas de valores. Utilizando informações fajutas divulgadas em órgãos de imprensa confiáveis, o ganho com ações foi fantástico. De quebra, arrrebente com o FDA e, crie a expectativa da vida eterna. Pronto, a fórmula para o lucro está definida com ganhos astronômicos na Bolsas de Valores.
A principal diretriz foi de que todo medicamento novo, patenteado, é bom para todo mundo, sempre, sem qualquer limitação de uso. Com isso, remédios muito úteis foram "queimados". Exemplo: inibidores da Cox-2, excelentes para uso por poucos dias. Mas, forçaram a barra para uso crônico.
Agora, espera-se que quem entende de remédios comande a estratégia de lançamentos de medicamentos na Big Pharma. Porém, a realidade é que CEOs que ganharam bônus incríveis com a valorização das ações continuam morando bem nos subúrbios americanos ou nas vilas européias. Mas, pesquisadores e médicos corretos que trabalham na Big Pharma ao redor do mundo, correm o risco de desemprego.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, li a matéria da Veja e fiquei estarrecido. Tomo Vitorin a bastante tempo. Agora estão dizendo que causa câncer. Estou me sentido uma cobaia (com câncer)...parei imediatamente de tomar o remédio e vou pedir explicações ao meu médico.