sexta-feira, 27 de março de 2009

De novo, a confusão entre internação e incidência de doença

Folha de S.Paulo repercute hoje, mais uma matéria equivocada sobre doença cardiovascular em mulheres. Os dados publicados pelo Hospital Laranjeiras do Rio de Janeiro confunde internações com pessoas internadas. Simplesmente, uma mesma pessoa pode ser internada mais de uma vez pelo mesmo motivo. No caso, pode ser o infarto do miocárdio, depois uma complicação, cirurgia.
Além do viés óbvio que alguns diagnósticos são anotados em preferência a outros pelo fato que a remuneração é maior. Em suma, esquecer.
JULLIANE SILVEIRADA REPORTAGEM LOCAL O número de internações de mulheres por infarto agudo do miocárdio subiu 46% (de 15.672 para 22.910) entre 1997 e 2007, segundo levantamento realizado pelo INC (Instituto Nacional de Cardiologia) nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde em todo o país. Os dados foram retirados do Datasus (banco de dados do Ministério da Saúde).De acordo com o trabalho, o tempo de internação é de sete dias, em média, e a taxa de mortalidade em decorrência do ataque cardíaco chega a 16,8%.Segundo dados do Ministério da Saúde, o infarto é a segunda causa de morte entre as brasileiras -a primeira é o AVC (acidente vascular cerebral). (Assinante da Folha, clique aqui)

Nenhum comentário: