terça-feira, 12 de setembro de 2006

Criar os Centros de Segurança Medicamentosa.

No editorial de David Graham no JAMA sobre os inibidores da Cox-2 apresentado abaixo há uma sugestão que vem a calhar na pauta dos Centros de Pesquisa Clínica financiados pelo Ministério da Saúde: O Centro de Segurança Medicamentosa.
Only Congress can help prevent this from happening again by enacting legislation to create a separate and independent Center for Post-Marketing Safety within the FDA, empowered with the authority to identify and effectively deal with unsafe medicines and the companies that market them.
O Centro de Segurança Medicamentosa organizaria bancos de dados de paciente em uso de medicamentos específicos para seguimento longitudinal observando eventos graves como morte, infarto do miocárdio e câncer, por exemplo. Essa proposta custará muito, porém é factível no mundo informatizado. Por exemplo, podemos trabalhar tanto na dispensação das unidades básicas de saúde que estão bem equipadas em várias cidades, bem como com as redes de farmácias privadas. No momento, há publicações de bancos de dados do Health Gruoup e Kaiser-Permanent dos Estados Unidos e da província de Saskatcheuam no Canadá que analisam o medicamento em uso e desfechos clínicos. Será deles a saída para a confusão em todos dos anti-inflamatórios não-hormonais.

Nenhum comentário: