quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Jeca Tatu Legal: vacina para amarelão, indicada?

O Estado de S. Paulo (11/10/06) noticia que o Instituto Sabin de Vacina, o Instituto Butantan e a Fiocruz estão desenvolvendo conjuntamente um vacina para o amarelão ou ancilostomíase. O parasita (Necator americanus ou Ancilostoma duodenalis) que por sangramento gastro-intestinal produz anemia importante. O portador mais famoso foi Jeca Tatú, personagem imortal do imortal Monteiro Lobato.
Questiono a importância dessa vacina no Brasil de 2010 quando estiver em uso (se aprovada, evidentemente). Especulo, com chance de erro, que a botina e, principalmente a urbanização intensa trouxeram o Jeca Tatu para a periferia das cidades grandes, sendo agente ou vítima da violência e, estando hipertenso com risco de acidente vascular cerebral. Dois artigos para leitura, um de Luiz Rey na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical [2001; 34: 61-7] e outro do grupo que propugna a vacina publicado no International Journal of Parasitology.[2003; 33: 1245–1258]
Não consegui achar nenhum estudo empírico mostrando a prevalência desses parasista em população brasileira na última década. Quem souber que se manifeste.

Nenhum comentário: