terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Quedas das ações e aumento do HDL-colesterol: o caso Pfizer-torcetrapib.

As ações da Pfizer caíram 11% ontem em Wall Street como causa da suspensão do ensaio clínico comparando a atorvastina (Lipitor) associado com a torcetrapib (medicamento experimental que eleva o HDL-colesterol) com o braço controle da atorvastatina somente. O motivo foi o aumento de mortes no braço da combinação provavelmente por aumentar a pressão arterial. Fica a dúvida, a questão é o torcetrapib ou a combinação dele com a atorvastatina que provocou o aumento de mortes?
Se, a empresa tivesse dado ouvidos aos seus próprios cientistas, o ensaio clínico ideal seria de outra forma como sugerido por Jerry Avorn no excelente artigo citado abaixo cujo título sintetiza o problema da relação ciência e negócios. Prevaleceu a proposta de garantir o Lipitor aditivado ao invés de introduzir o torcetrapib isoladamente para ser utilizado com outras estatinas.
Em tempo, a proposição de aumento do HDL-colesterol por meio farmacológico faz todo o sentido e, deve continuar a ser objeto de investimento da Pfizer (que tem uma molécula mais elaborada no pipeline) e demais empresas. The New England Journal of Medicine (acesso em http://www.nejm.org, artigos livre para registrados após seis meses de publicação)
Avorn J. Torcetrapib and Atorvastatin — Should Marketing Drive the Research Agenda?Volume 352:2573-2576 June 23, 2005 Number 25

Nenhum comentário: