sábado, 27 de janeiro de 2007

Médicos cubanos na Venezuela: uma relação de trabalho bem conhecida.

O Estado de S. Paulo publica reportagem de Paulo Moreira Leite sobre os médicos cubanos na Venezuela. Vale a pena ler e guardar. Do ponto de vista estritamente técnico, as melhorias apresentadas são questionáveis, mas não tenho o relato completo para avaliar. Do ponto de vista dos direitos humanos, o texto do artigo de que merece muita reflexão é apresentado logo a seguir apresentado em negrito:
Mais de 80% dos custos da Missão Bairro Adentro, como o programa é chamado, são bancados diretamente pela PDVSA, a estatal de petróleo. Os médicos cubanos recebem salários que são uma miséria em Caracas - mas equivalem a rendimentos polpudos em Havana. Um médico cubano embolsa um modestíssimo salário mínimo mensal em Caracas (pouco mais de US$ 250) e uma ajuda anual de US $ 600 para seus familiares, que permanecem em Cuba. (Na ilha, um ótimo salário fica em torno de US$ 50 por mês). Os rendimentos dos cubanos explicam a rotina de sacrifícios a que são submetidos na Venezuela, onde não têm direito a recusar atendimento mesmo quando devem visitar um doente em casa, de madrugada. Muitos residem em casas coletivas onde se divide o trabalho de lavar roupa, cozinhar e varrer o chão. Nos fins de semana, os cubanos comparecem a cursos de atualização. Só passeiam em grupos, num regime de vigilância permanente que sugere o receio de que possam fugir do esquema e pedir asilo, como faziam tantos esportistas nos tempos da Guerra Fria. Aldo Muñoz, o vice-ministro da Saúde de Cuba, mudou-se para Caracas, onde mantém e dirige uma estrutura paralela que controla todos os profissionais estabelecidos no país, define seus passos, autoriza deslocamentos e define atividades nas horas de folga.
Como se define alguém que ganha menos do que o mercado de trabalho porque a família se encontra em outro país sem poder emigrar com regime de trabalho? Onde estão as ONGs e a Organização Internacional do Trabalho? O link do artigo é
http://txt.estado.com.br/editorias/2007/01/27/int-1.93.9.20070127.7.1.xml
Os médicos cubanos já encantaram aqui vários governantes, municipais, estaduais e federais há mais de uma década. Hoje, estão em baixa, tanto pela reação do Conselho Federal de Medicina como pela eficiência baixa desses médicos. A luta contra a efetivação desses profissionais foi chamada de "corporativista" por várias autoridades contrariadas em poder "controlar" os médicos tal como os venezuelanos fazem. Ainda bem que há corporações funcionando no país.

Nenhum comentário: