sexta-feira, 2 de março de 2007

Tortura em hospital na série de TV

Há duas semanas, no seriado "Without a Trace" (Warner, segunda feira, 21:00) a agente do FBI, Samantha Spader interpretada por Poppy Montgomery entra na enfermaria de um hospital e, interroga um paciente/suspeito que estava em uso de bomba de infusão com analgésico (talvez, morfina) com administração por demanda do próprio paciente de acordo com o nível da dor. Para conseguir a informação, Samantha tirava do paciente/suspeito a bomba de infusão de seu alcance e, ele com dor intensa entrega a informação que ela procurava.
A licença poética do roteirista me provocou revolta. Afinal ,nem em um determinado país e cidade que conheço bem não há em hospitais públicos, policiais interrogando doentes e causando sofrimento.
Hoje, tive acesso à campanha iniciada pelo Organização Human Righs First contra a tortura na TV, principalmente na série 24 horas da Fox por incentivar a tortura por militares. A pior coisa é banalizar a tortura e justificar o torturador. Abaixo, um pequeno resumo do problema originado por Jack Bauer.
The Impact: Soldiers Imitate What They See on TV In interviews with former interrogators and retired military leaders, Human Rights First learned that the portrayal of torture in popular culture is having an undeniable impact on how interrogations are conducted in the field. U.S. soldiers are imitating the techniques they have seen on television – because they think such tactics work.

Nenhum comentário: