segunda-feira, 16 de julho de 2007

Gravidez indesejada e crime em São Paulo

O Estado de S.Paulo publicou hoje o texto "Estudo liga gravidez indesejada a crimes violentos em cidades de SP" baseado no estudo do economista Gabriel Hartung da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Até aí, poderia ser algo do mais alto interesse, mas há uma informação terrível" esta é a conclusão de um trabalho ..., em etapa final de elaboração". Ora, como há conclusão de algo ainda não terminado? Como avaliar um trabalho acadêmico ainda não publicado? Qual revista irá aceitar um trabalho que já ganhou as manchetes?
A precipitação em divulgar um trabalho ainda na fase final poderá trazer prejuízo ao autor e seu orientador. Mas, pior porque poderá "queimar" uma boa pergunta. Trata-se da formulada por Steven Levitt no livro Freaknomics onde ele mostra que a queda da mortalidade nos EUA seria explicada pela liberação do aborto duas décadas antes. Essa tese é de grande importância e, não pode ser perdida pelo afobamento.
Espero que o trabalho original, com o devido rigor, seja publicado para que possa ser analisado de forma criteriosa. As implicações práticas serão evidentes, mas altamente polêmicas.

Nenhum comentário: