quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O mundo mais triste: morreu Kurt Kloetzel

Tristeza. Morreu Kurt Kloetzel nesse domingo, 05 de agosto de 2007. Para quem não sabe, ele foi o mentor desse blogueiro e, como idéias não morrem, sempre o será. Kurt foi uma figura especial, sempre questionador, incomodado com aquilo que para os demais seria normal e corriqueiro. Como editor de "Diagnóstico & Tratamento" abri a ele, aquilo que tristemente, descobri foram os seus últimos escritos publicados. Espero que haja mais. A todos, que conviveram com Kurt, a lembrança daquele, que um dia escreveu o seguinte epitáfio: AQUI JAZ QUEM SEMPRE PROCUROU SARNAS PARA SE COÇAR ! E, AS ENCONTROU!
Kurt nasceu em Hamburgo, na Alemanha, no dia 22 de março de 1923, formou-se pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo em 1955, trabalhou no Departamento de Parasitologia e no Instituto de Medicina Tropical da mesma Faculdade. Ele foi um dos iniciadores da Universidade Estadual de Londirna e do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas . Publicou vários livros, como o ABC do Charlatão, para mim, um clássico, bem antes dos modismos de medicina baseada em evidência. Aos familiares, o pesar que dirijo ao meu querido amigo Daniel, seu filho.

2 comentários:

Aguinaldo Campos Junior disse...

Soube pelo blog sobre a morte de Kurt Kloetzel. Conheci o Kurt em Bauru, pelas mãos do não menos saudoso David Capistrano Fo., em um seminário avançado para a época. Sempre me impressionei com sua lucidez e posiçoes avançadas.

Uma pena.

Aguinaldo

Anônimo disse...

Soube hoje da morte do Kurt.Qdo Kurt foi para Londrina, há 30 anos, trabalhamos juntos num projeto ambicioso chamado "Ambulatório Geral", uma contestação às especialidades que se instalavam.Discutíamos muito, eu era mto jovem, e ele me dizia:"precisamos desmistificar a lógica da clínica!As coisas são simples!".Nossos casos, atendidos juntos, compuseram o primeiro texto de epidemiologia brasileira, um marco pouco reconhecido: O Raciocínio Clínico.Perdemos uma grande pessoa.
Davidson Pires - UFMG Dep. Clinica Médica