domingo, 1 de abril de 2007

Insuficiência renal crônica: aumento ano a ano do número de pacientes.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia liberou o resultado do Censo 2006 com informações sobre diálise, o caro e necessário procedimento para manter vivo a população cada vez maior de portadores de insuficiência renal crônica. O número de pacientes em diálise é a resultante de Novos Casos – (óbitos + transplantes renais) Alguns números:
(1) houve aumento em 9% do número de paciente em diálise. (2) apesar dos quase 30% de cidadãos com algum plano ou seguro-saúde, a diálise foi coberta pelo SUS em 90% das vezes. (3) um quarto dos pacientes tem idade igual ou superior a 65 anos. (4) a proporção de pacientes em diálise com hepatite C caiu de 20% (2000) a 11% em (2001). (5) a fila para o transplante renal é variável no país. No sul, 34%, no nordeste 61% e, no sudeste, 48%, puxando a média nacional de 47%. (6) um quarto dos pacientes são diabéticos. (7) a taxa de letalidade foi de 13% (dados nacionais, omitiram as diferenças regionais)
Comentário: a insuficiência renal crônica é uma carga cada vez maior para o SUS. Para os adeptos da "falência da saúde pública", mais uma situação difícil de explicar. Consegue-se no Brasil, cobertura das maiores no mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo ,
acabo de montar meu blog... sou filha de um paciente renal crônico, na fila interminável de transplante, que depende do SUS... enfim... um leão por dia... meu blog conta meu dia a dia, rotina hospitalar e tratamento, estou focando que há vida depois da hemo.. de uma forma ludica... mais gostaria de aproveitar seus textos técnicos ( por assim dizer) para passar uma informação mais apurada...
Abraços, Camila
( deumafilha.blogspot.com)