quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais uma vez, a crise e decadência da Universidade de São Paulo

Comentei há seis meses em A decadência continua ... que viva a decadência ! que em 1975 era dado como líquido e certo que os Estados Unidos, o futebol brasileiro, o carnaval carioca e a Universidade de São Paulo já tinham tido seu esplendor. Novamente, a USP comprova a sua decadência.
Pesquisa coloca USP como a 87ª melhor universidade do mundo Leornado Feder. A USP foi classificada como a 87ª melhor universidade do mundo pela pesquisa "Webometrics Ranking of World Universities", que é feita por um grupo do CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas), ligado ao Ministério da Educação espanhol. O instituto monta esse ranking a partir da análise das publicações eletrônicas nos sites das universidades, pois, em sua avaliação, eles refletem sua excelência e seu prestígio acadêmico. O objetivo do levantamento é estimular as universidades que não tem o costume de colocar os conhecimentos produzidos na internet a fazer isso. A pesquisa considera mais de 16 mil instituições de ensino superior pelo mundo e divulga seus resultados duas vezes por ano, em julho e em janeiro. Clique aqui para conferir o ranking. As 20 primeiras universidades da classificação do CSIC são norte-americanas --a primeira é o Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Das universidades brasileiras citadas, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) obteve o 159º lugar, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o 285º, e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o 299º. Critérios Para calcular a pontuação da universidade, o instituto faz a média ponderada de quatro critérios baseados no conteúdo dos sites das universidades. A quantidade do material é calculada com instrumentos de busca, Google, Yahoo, Live Search e Exalead. O critério mais valioso é a visibilidade (50%), medida pelo número de links externos exclusivos recebidos pelo site da universidade. O segundo de maior peso é o tamanho (20%), medido pelo número de páginas do site da universidade, que indica seu grau da internacionalização. Outro critério é o número de arquivos (15%) contidos no site da universidade que tenham, na avaliação do instituto, relevância acadêmica e estejam salvos em formato Adobe Acrobat (.pdf), Adobe PostScript (.ps), Microsoft Word (.doc) ou Microsoft Powerpoint (.ppt). Por último, com peso de 15%, também é considerado o número de documentos, artigos e citações de cada área acadêmica.

Um comentário:

Roberta disse...

Sei que USP não teve uma colocação exemplar, não estava entre as 20 melhores, mas foi a melhor colocada dentre as universidades brasileiras. Sendo assim, por que não dizer: "A decadência da Unicamp?". Juro que não entendo. Desculpe-me.